Luz de injeção piscando no painel sem resolver?

Luz de injeção piscando no painel sem resolver

Se seu veículo estiver com a luz de injeção piscando no painel e acusando código P1300 ou P1336, então a partir de agora pode dar adeus a este problema.

1# Códigos P1300 e P1336
2# O que é sensor de rotação?
3# Mas o que causa os códigos P1300 e P1336?
4# O que fazer para sumir com esta falha?
5# Como saber qual sistema possui seu veículo?

Para entender melhor o que ocorre, desde já, então vamos explicar o funcionamento do sistema e o motivo destas falhas.


1# Códigos P1300 e P1336

Estas falhas indicam que há um problema em relação ao sinal gerado pelo sensor de rotação, ou seja, este sensor não está transmitindo um sinal que a unidade de comando do motor está programada para receber.

2# O que é sensor de rotação?

 

Luz de injeção piscando no painel É um dispositivo responsável por informar para unidade de comando a rotação do motor e a posição do eixo de manivelas através dos dentes da roda dentada.

Contudo, dependendo do sistema ele pode estar instalado próximo ao volante motor ou polia do virabrequim.

A posição do eixo de manivelas informada para a unidade de comando do motor é essencial para o sistema entender o momento da centelha e injeção de combustível em cada cilindro, bem como saber qual a rotação do motor.


3# Mas o que causa os códigos P1300 e P1336?

Em algumas unidades de comando eletrônico (UCE) da marca DELPHI, o código que aparece referente a perda do aprendizado da roda dentada será o P1336.  Para marcas da MAGNETI MARELLI e BOSCH o código será o P1300.


Normalmente as causas destas falhas são:

Luz de injeção piscando no painel
– Falha no sistema de carga: andar com
alternador produzindo baixa tensão ou bateria descarregando pode provocar as falhas de aprendizado, inclusive a de roda dentada (fônica);

– Defeito do sensor de rotação pode provocar falhas de interrupção súbita do funcionamento do motor e perda de aprendizado da unidade de controle eletrônico (UCE);

– Alguma falha eletrônica registrada anteriormente por outros sensores e atuadores.

– Quando a falha é corrigidas dependendo do sistema de injeção pode exigir o aprendizado da roda dentada, da posição do acelerador eletrônico e dos interruptores de embreagem e freio.

– Ajuste do sincronismo do motor em alguns casos e dependendo do sistema de injeção, contudo pode exigir o aprendizado da roda dentada.

– Desgaste ou danos nos dentes da roda dentada (fônica);

– Interferência eletromagnética produzido por vazamento de alta tensão como velas de ignição, cabos de velas e bobinas.

– Falha no sistema de partida (motor de arranque);


4# O que fazer para sumir com esta falha?


Sistema de injeção DELPHI

Não de forma geral, mas na maioria dos casos é obrigatório o uso de uma ferramenta chamada SCANNER ou equipamento de diagnose desenvolvidos para oficina.

Os Scanners genéricos e compactos normalmente não possuem esta função, pois não tem permissão das montadoras para este procedimento.

Com a utilização do Scanner e dentro da função aprendizado de roda fônica, então o sistema vai pedir para o operador deixar o motor na temperatura de funcionamento (próximo aos 95º).

Após chegar na temperatura ideal, então o sistema vai solicitar ao operador para acelerar o motor a fundo e soltar o acelerador por 3 vezes.

Após a ultima acelerada o operador vai receber a informação do scanner que o procedimento foi finalizado e perceberá que a luz indicadora de anomalias do painel de instrumentos apagou.

Ao verificar a leitura de código de falhas, então os códigos não estarão mais registrados.

Veículos com sistema DELPHI: CHERY FACE FLEX, CHERY CELER, CHERY S18, LIFAN 320 e 620, JINBEI TOPIC, JAC MOTORS J3, JAC MOTORS J6.


Sistema de injeção MAGNETI MARELLI ou BOSCH

Na maioria dos casos não é necessário a utilização de scanner, mas o operador deve aguardar o motor aquecer e acelerar o motor a fundo e soltar o acelerador por 3 vezes.

Após a ultima acelerada o operador perceberá que a luz indicadora de anomalias no painel de instrumentos apagou e com scanner (opcional) confirmará que não há mais código de falha registrado.

Veículos com sistema MAGNETI MARELLI: CHERY NEW QQ FLEX, CHERY TIGGO 2.

Veículos com sistema BOSCH: CHERY TIGGO, CHERY CIELO, CHERY FACE.


5# Como saber qual sistema possui seu veículo?

– É possível verificar com SCANNER profissional, pois a ferramenta além de informar a marca, ainda informa o modelo e versão da unidade de comando eletrônica.

– É possível verificar através da etiqueta colada no equipamento que pode estar instalado no cofre do motor (próximo da bateria), ou abaixo do painel (próximo ao painel de instrumentos, caixa de fusíveis ou porta-luvas).

Hoje o profissional ou proprietário pode contar com a consultoria da CJrAuto através do nosso site, blog, manuais, procedimentos e nossos vídeos no Youtube ou através de nosso SAC.

 

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2 comentários em “Luz de injeção piscando no painel sem resolver?”

  1. Cristiano Simões da Silva

    Boa noite , tenho um jac J2 2014, Esse carro apresenta um defeito intermitente,ele funciona normal mas quando eu desligo o carro as vezes ele funciona na chave e outras vezes não funciona.
    Quando ele não funciona é só soltar o cabo da bateria e colocar novamente aí ele volta a funcionar,e assim sucessivamente,quem puder me ajudar eu agradeço por favor.

    1. Carlos Junior

      Boa noite Cristiano, espero que esteja bem.
      O começo do processo de diagnóstico seria conectar a ferramenta de diagnóstico no intuito de capturar possíveis códigos de falhas registrados, pois vários tipos de defeitos podem produzir este sintoma.
      Caso tenha conectado e encontrado algum código, por favor nos informe para te ajudar neste processo.

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