Carrinho

Conhecendo as luzes indicadora de anomalias no painel

luz indicadora de anomalias no painel

Acendeu uma luz indicadora de anomalias no painel, o que fazer?

Você já notou alguma luz indicadora de anomalias no painel e ficou na dúvida se parava o veículo ou se continuava a viagem?

Iremos abordar algumas orientações sobre as principais luzes de advertência para aquele que adquiriu um veículo seminovo sem o manual do proprietário ou não tem tempo de procurar.

 

Você encontra neste artigo:

1# Luz indicadora de anomalias no sistema injeção eletrônica
2# Luz indicadora de anomalias no sistema freio ABS
3# Luz indicadora de nível de fluido de freio
4# Luz indicadora de revisão do veículo
5# Luz indicadora de baixa pressão no sistema de lubrificação
6# Luz indicadora de alta temperatura do arrefecimento
7# Luz indicadora de baixa pressão nos pneus
8# Luz indicadora de anomalias no sistema de transmissão automática
9# Luz indicadora do sistema de aquecimento dos injetores de combustível ativado
10# Luz indicadora do sistema de carga
11# Luz indicadora de anomalias no sistema de AIR BAG

 

 

1# Luz indicadora de anomalias no sistema injeção eletrônica

 

luz indicadora de anomalias no painel - luz injeção

Existem diversos sensores que contribuem para um correto funcionamento do motor, quando há alguma irregularidade no sistema, a luz indicadora de anomalias no painel da injeção eletrônica permanecerá acesa durante o funcionamento do motor.
Se a temperatura do motor, a tensão da bateria e a pressão de óleo não forem prejudicadas, mas é possível conduzir o veículo até uma oficina para averiguar a causa da falha através de um scanner.

 

a) – Falha de imobilizador x luz da injeção

Atualmente o sistema de injeção eletrônica trabalha em conjunto com sistema de imobilizador, é um sistema antifurto que possui um transponder na chave de ignição com um código de ativação relacionado ao chassi do veículo.luz indicadora de anomalias no painel - Falha de imobilizador x luz da injeção
Se tentar a partida sem este transponder, o sistema do imobilizador não permitirá a partida do motor e indicará no painel de instrumento com a luz de injeção piscando durante a partida ou ignição acionada, contudo será necessário enviar o veículo ate uma oficina através de uma plataforma.
Em alguns veículos existe uma luz específica para o sistema de imobilizador e as duas acendem no instrumento, como por exemplo o CHERY CELER.

b) – Falha de combustão x Luz da injeção

Quando ocorre uma falha de combustão em um ou mais cilindros, é provável que o condutor sinta uma perda de potência do motor, mas a injeção eletrônica quando percebe esta falha fará com que a luz de anomalias de injeção eletrônica fique piscando no painel, durante o funcionamento do motor e interromperá a injeção de combustível no cilindro afetado para que o condutor leve para oficina mais próxima (veja mais detalhes no Blog do MISFIRE).

luz de advertência - epcc) – O que significa a luz “EPC

A sigla significa ENGINE POWER CONTROL, ou seja, controle de potência do motor e está relacionado ao sistema do acelerador eletrônico. Mas em alguns modelos da LIFAN é chamado SVS.

 

2# Luz indicadora de anomalias no sistema freio ABS

 

luz de advertência - absA sigla significa ANTI-LOCK BRAKE SYSTEM, ou seja, um sistema eletrônico que é adicionado ao sistema convencional de freio e evita que as rodas travem e entrem em derrapagem. Quando esta luz permanecer acessa com o veículo em movimento, significa que há uma falha no sistema ABS que é desabilitado. É possível conduzir o veículo, pois o sistema hidráulico continuará funcionando, mas deve conduzir com a atenção redobrada.

 

3# Luz indicadora de nível de fluido de freio

 

LUZES DE ADVERTÊNCIA - freioEsta luz pode indicar nível baixo de fluido de freio no reservatório, mas não é recomendável conduzir antes de certificar que há fluido no sistema.
Em alguns veículos chineses quando há falha no sistema ABS a luz de anomalia do sistema ABS e de nível de fluido acenderão ao mesmo tempo.

 

4# Luz indicadora de revisão do veículo

 

luz indicadora de anomalias no painel - revisãoEsta luz não indica anomalia, mas serve para alertar ao condutor o prazo para manutenção preventiva, em alguns veículos como CHERY CELER, TIGGO, NEW QQ estão programados para acender a cada 5.000 km, logo após ao realizar a manutenção a luz pode ser apagada por scanner ou através de interruptores do instrumento (abordaremos estes processos no próximo BLOG).

 

5# Luz indicadora de baixa pressão no sistema de lubrificação

 

luz indicadora de anomalias no painel - óleoEsta luz indica falha no sistema de lubrificação e é perigoso para o motor continuar em funcionamento, o correto é verificar se o nível está correto e se há sinais de vazamento de óleo. Envie o veículo para oficina através de plataforma.

 

6# Luz indicadora de alta temperatura do arrefecimento

 

luz indicadora de anomalias no painel - temperaturaEsta luz indica que o motor ultrapassou o limite máximo de temperatura do arrefecimento, contudo deve interromper o funcionamento do motor imediatamente e levar o veículo para oficina através de plataforma. Sendo assim, evite abrir a tampa do reservatório ou radiador com motor quente.
Em alguns veículos como o CELER e CIELO eles possuem duas lâmpadas, uma para temperatura e outra para nível baixo de líquido do reservatório.

 

7# Luz indicadora de baixa pressão nos pneus

 

luz indicadora de anomalias no painel - tpmsNos veículos mais modernos a pressão dos pneus é monitorada através de sensores de pressão instalados nas válvulas de cargas.
Quando esta luz permanece acesa no painel, indica pressão fora dos limites indicados pela montadora, contudo verifique no manual a correta pressão, se não há furo no pneu ou falha na válvula.

 

8# Luz indicadora de anomalias no sistema de transmissão automática

 

LUZES DE ADVERTÊNCIA transmissão automáticaQuando houver falha tanto mecânica quanto elétrica no sistema de transmissão, a luz permanecerá acesa no painel de instrumentos e o sistema entrará em emergência, portanto, mantendo constantemente a terceira marcha engatada para o condutor tentar levar até a oficina.

 

9# Luz indicadora do sistema de aquecimento dos injetores de combustível ativado

 

LUZES DE ADVERTÊNCIA aquecedorEste símbolo é similar ao sistema de aquecedor do sistema diesel, para sistema Flex mais avançado, o reservatório de partida a frio foi substituído pelos aquecedores de combustível instalado no tubo distribuidor ou injetor de combustível.
É acionado quando o motor é solicitado em temperaturas baixas, contudo quando o sistema for ativado a luz indicadora acenderá no painel de instrumentos.

 

10# Luz indicadora do sistema de carga

 

LUZES DE ADVERTÊNCIA cargaCaso esta luz permaneça acesa com motor em funcionamento, então significa que o sistema de carga está com a tensão de carga abaixo do especificado.
Esta falha pode ser devido uma quebra da correia de acessórios, bem como até mesmo falha do alternador.
Neste caso é não arrisque conduzir o veículo nestas condições, pois pode haver falha elétrica nos instrumentos e no eletro-ventilador do radiador.

 

11# Luz indicadora de anomalias no sistema de AIR BAG

LUZES DE ADVERTÊNCIA Air bagAo contrário de que muitos acham, se esta luz permanecer acesa durante o funcionamento do motor jamais ativará o disparo da bolsa, ou seja, nem mesmo se houver colisão, isto é, significa que algum componente do sistema de AIR BAG está defeituoso.
Leve o veículo para oficina, mas redobre atenção no trânsito.

 

 

 

Hoje o profissional ou proprietário pode contar com a consultoria da CJrAuto através do nosso site, blog, manuais, procedimentos e nossos vídeos no Youtube ou através de nosso SAC.

 

Veja também:

Motor acelerado ao pisar na embreagem
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat