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LIFAN X60 – Motor falhando, falha no sensor de oxigênio Pós-Catalisador?

Falha-no-sensor-de-oxigênio

Cliente aciona autopeças uma semana após comprar um novo sensor de oxigênio: “mecânico disse que tem falha no sensor de oxigênio, a peça está com defeito”.

Você encontra neste artigo:

1# Luz indicadora de anomalias no sistema injeção eletrônica
2# Luz indicadora de anomalias no sistema freio ABS
3# Luz indicadora de nível de fluido de freio
4# Luz indicadora de revisão do veículo


1# Percebendo um problema

 

Cristiane reclamava que seu veículo, um LIFAN X60 2017 apresentava perda de potência e falhas similares ao de falta de combustível.

Por diversas visitas à oficina, substituiu o sistema de escapamento com catalisador e o sensor de oxigênio (sonda lambda) pré-catalisador.

Não solucionando o mecânico então diagnosticou o sensor de oxigênio pós-catalisador, então Cristiane comprou na CJR AUTO através do Marketplace.

Após uma semana, Cristiane entra em contato informando que apresenta falha no sensor de oxigênio, que a peça solicitada apresenta defeito, conforme mecânico a peça está enviando a tensão de 1,25v para ECU.

2# Falha no sensor de oxigênio

Solicitamos a cliente visitar nossa loja para averiguar se realmente existia falha no sensor de oxigênio, mas ao chegar na loja, o veículo apresentava marcha lenta irregular.

Ao conectar scanner encontramos as falhas: P0420 (falha na eficiência do catalisador), P2106 (falha no sistema de controle do atuador- forçado no limite de potência), P2110 (falha no sistema de controle do atuador – forçado em baixo giro), P0031(circuito no controle do aquecedor sensor oxigênio 1 banco 1).

Verificando a tensão de saída dos sensores pré e pós-catalisador, percebemos que a tensão estava realmente fixada em 1,25v e ao verificar tensão de carga da bateria, descobrindo o causador da falha.

 3# O causador do problema

 

teste o sistema de cargaAo testar o sistema de carga, descobrimos que a tensão estava acima do limite máximo, ou seja, 19volts.

A tensão acima do limite além de sobrecarregar componentes eletrônicos, inclusive a unidade de controle do motor e sensores.

Outro problema é a os valores de sinais dos sensores também sofrerão alterações, sendo assim, causando falsas informações das condições do motor.

Faltou uma melhor análise do profissional, antes de sair condenando peças deveria testar mais o veículo.

O verdadeiro problema do veículo da Cristiane é o regulador de voltagem, pois a tensão máxima permitida é de 14,6 volts.

AlternadorApós a substituição do alternador, o defeito reclamado foi solucionado.

A solução poderia ser apenas com a substituição do regulador, mas este tipo de reparo foi realizado em uma oficina, pois a loja de peças não possui estrutura para consertar alternadores.

4# Qual a função do regulador de voltagem?

 

É um componente do alternador responsável por ajustar a tensão de saída para uma voltagem aceitável na bateria. Funciona como uma espécie de boia para aumentar a vida útil da bateria.

O LIFAN X60 possui 2 modelos de regulador de tensão, antes de comprar compare a peça que está no alternador com a peça nova.


Hoje o profissional ou proprietário pode contar com a consultoria da CJrAuto através do nosso site, blog, manuais, procedimentos e nossos vídeos no 
Youtube ou através de nosso SAC.

 

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Conhecendo as luzes indicadora de anomalias no painel
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