Como saber se o sensor de rotação está com defeito: Dicas e sinais

meconico passando scanner no carro, para descobrir erro do sensor de rotação está com defeito

O sensor de rotação é um dos componentes mais importantes do sistema de gerenciamento eletrônico de um veículo. Então, sua função é monitorar a rotação do motor e enviar informações precisas para a unidade de controle do motor (ECU). Contudo, a partir desses dados, o ECU ajusta o tempo de injeção de combustível e a ignição, garantindo que o motor funcione de maneira eficiente e estável.

Sendo assim, quando o sensor de rotação apresenta problemas, o desempenho do motor é afetado, o que pode levar a falhas, dificuldades para ligar o carro e até mesmo à parada do motor.

Neste blog, vamos abordar como funciona o sensor de rotação, os sinais mais comuns de que ele pode estar com defeito e o que fazer para solucionar o problema.

 

1# O que é o sensor de rotação?
2# Sinais de que o sensor de rotação está com defeito
3# Dificuldade para dar partida no motor
4# Motor falhando ou parando repentinamente
5# Luz de verificação do motor acesa
6# Perda de potência e desempenho irregular
7# Marcha lenta irregular
8# Aumento no consumo de combustível
9# Como diagnosticar o problema no sensor de rotação?
10# O que fazer quando o sensor de rotação está com defeito
11# Conclusão

 

1# O que é o sensor de rotação?

 

O sensor de rotação, também chamado de sensor de posição do virabrequim ou sensor CKP (Crankshaft Position Sensor), mede a rotação do virabrequim e a posição dos pistões do motor.

Assim, com essas informações, o sistema eletrônico do motor consegue calcular o momento exato de injetar combustível e gerar a faísca na vela de ignição, otimizando a combustão.

Nos motores modernos, o sensor de rotação é vital para garantir a eficiência no consumo de combustível e reduzir as emissões de poluentes. Sem ele, o motor não funcionaria corretamente, pois o sistema de injeção e ignição ficaria desregulado.

 

2# Sinais de que o sensor de rotação está com defeito

 

Como o sensor de rotação é fundamental para o funcionamento do motor, qualquer falha nele pode gerar uma série de problemas. Contudo, aqui estão alguns dos sinais mais comuns de que o sensor de rotação pode estar com defeito:

 

3# Dificuldade para dar partida no motor

 

Se o sensor de rotação estiver com problemas, o ECU não conseguirá determinar a posição exata do virabrequim, o que pode dificultar o início do processo de combustão. Então, isso resulta em uma dificuldade maior para dar partida no motor, especialmente quando o veículo está frio.

Dica: Se o carro demorar para ligar ou precisar de várias tentativas para dar partida, o sensor de rotação pode ser o culpado.

 

4# Motor falhando ou parando repentinamente

 

Um sensor de rotação defeituoso pode enviar informações incorretas ou até interromper o envio de dados para o ECU. Contudo, isso pode causar falhas no motor, como perda de potência ou até a parada completa do motor durante a condução, algo que pode ser perigoso em situações de tráfego intenso.

Mas certifique-se que o veículo em questão não apresenta falta de atualização de software, como é o caso do CHERY TIGGO 2 1.5 16v.

Dica: Se o motor parar inesperadamente enquanto você dirige, ou se houver falhas frequentes, o sensor de rotação pode estar com mau funcionamento.

 5# Luz de verificação do motor acesa

 

A luz de verificação do motor no painel de instrumentos pode acender por vários motivos, e um sensor de rotação defeituoso é um dos mais comuns. Então, quando a ECU detecta que está recebendo dados inconsistentes ou ausentes do sensor de rotação, ela acende a luz para indicar que há algo errado no sistema de controle do motor.

Dica: Ao perceber a luz de verificação do motor acesa, mas é importante fazer uma leitura dos códigos de erro usando um scanner OBDII, o que pode confirmar um problema no sensor de rotação.

 

6# Perda de potência e desempenho irregular

 

Um sensor de rotação com defeito pode enviar sinais errados para o sistema de gerenciamento do motor, levando a uma queima de combustível ineficiente. Decerto, isso resulta em uma queda de potência, dificuldades de aceleração e um desempenho geral abaixo do normal.

Dica: Se o veículo não estiver respondendo adequadamente ao acelerador ou se houver uma perda de potência notável, o sensor de rotação pode ser uma das causas.

 

7# Marcha lenta irregular

 

Um sensor de rotação com falhas pode interferir no ajuste do motor quando ele está em marcha lenta, fazendo com que o motor oscile, mas funcione de maneira irregular ou até morra em baixas rotações.

Dica: Se o motor estiver funcionando de forma instável quando parado, com a rotação variando muito ou até apagando, é um indicativo de problema no sensor de rotação.

 

8# Aumento no consumo de combustível

 

O sensor de rotação defeituoso pode causar uma injeção de combustível desbalanceada, levando a uma mistura rica (excesso de combustível em relação ao ar). Contudo, isso aumenta o consumo de combustível e pode resultar em emissões maiores de poluentes.

Dica: Se você notar um consumo de combustível mais elevado sem nenhuma outra razão aparente, então vale a pena verificar o sensor de rotação.

 

9# Como diagnosticar o problema no sensor de rotação?

 

Quando um sensor de rotação falha, o diagnóstico é geralmente feito usando um scanner OBDII, que pode ler os códigos de erro armazenados no ECU do veículo. Mas, se o sensor estiver com defeito, o scanner geralmente exibirá um código de erro específico relacionado à falha no sensor de rotação (como P0335 ou P0336).

No entanto, o problema pode ser causado não apenas por uma falha direta no sensor, mas também por:

  • Conexões elétricas ruins ou corroídas no chicote do sensor.
  • Falhas no próprio chicote de fios, como rompimento ou curto-circuito.
  • Acúmulo de sujeira ou detritos na roda fônica (peça que o sensor usa para medir a rotação do virabrequim).

 

10# O que fazer quando o sensor de rotação está com defeito?

 

Se for confirmado que o sensor de rotação está com defeito, o componente geralmente precisa ser substituído. No entanto, a substituição do sensor é um procedimento relativamente simples e pode ser realizada por um mecânico especializado.

Passos gerais para substituir o sensor de rotação:

  1. Localize o sensor de rotação: O sensor geralmente está localizado próximo ao virabrequim, em uma posição que permita medir diretamente sua rotação.
  2. Desconecte o chicote elétrico: Antes de remover o sensor, é importante desligar o conector elétrico que liga o sensor ao sistema eletrônico do veículo.
  3. Remova o sensor: Solte os parafusos que fixam o sensor de rotação ao motor e retire o sensor com cuidado.
  4. Instale o novo sensor: Coloque o novo sensor no lugar e aperte os parafusos de fixação. Conecte novamente o chicote elétrico.
  5. Teste o funcionamento: Após a instalação do novo sensor, ligue o veículo e verifique se o problema foi resolvido.

 


11# Conclusão

 

Um sensor de rotação com defeito pode causar uma série de problemas que afetam diretamente o desempenho e a segurança do veículo. Isto é, estar atento aos sinais de falha, como dificuldades na partida, luz de verificação do motor acesa e perda de potência, é essencial para diagnosticar o problema rapidamente.

Além disso, se houver suspeita de que o sensor de rotação está com defeito, leve o veículo a um mecânico de confiança para realizar o diagnóstico e a substituição do sensor, se necessário.

Lembrando que, ao identificar e corrigir o problema cedo. Logo, você evita danos maiores ao motor e garante que seu veículo funcione de maneira eficiente e segura.

 

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