São Paulo – Se o seu veículo apresenta estes sintomas como motor sem potência, é possível que o ele tenha “MISFIRE”, ou falha de combustão.
Neste artigo abordaremos o que é MISFIRE, como é detectado e como podemos prevenir esta anomalia.
Motor a combustão interna
Esta denominação de motor de combustão interna é referente a motores que utilizam os próprios gases gerados na combustão como “forma” de trabalho. Ou seja, esses próprios gases gerados realizam as etapas de compressão, aumento de temperatura que ocasiona a queima dos gases, sua expansão e, finalmente, exaustão.
Esse tipo de motor é popularmente conhecido como motor de explosão, porém sugere uma atividade que não ocorre. Pois, a explosão de fato não acontece, mas sim um aumento de pressão interna decorrente da alta temperatura/queima dos gases.
A falha de combustão é quando esta queima não é realizada corretamente na câmara de combustão do motor sem potência.
Como é detectada a falha de combustão em um motor sem potência?
Cada montadora adota sua estratégia, mas sabemos que normalmente o monitoramento pode ser realizado através do sensor de rotação ou sensor posição do eixo de manivelas/virabrequim (CKP – CranKshaft Position Sensor). Ou seja, uma falha de ignição pode causar uma rápida variação na velocidade de rotação da manivela. Sendo assim, o sensor de rotação relaciona o cilindro causador da falha através da referência dada pela polia ou roda fônica instalada no eixo de manivelas.
A primeira informação que a UCE (Unidade de Controle do Motor) nos concede, é a luz de anomalias piscando no momento da falha e quando a falha desaparece, a luz permanece acesa.
Podemos identificar o cilindro defeituoso através de um equipamento chamado “Scanner” conectado no DLC (Data Link Conector, ou conector de diagnose). Através dele podemos acessar a UCE do veículo e capturar os códigos de falhas registrados durante o evento.
Dessa forma, o código para MISFIRE ou falha de combustão é sempre iniciado por P030X. Onde:
- o P significa POWERTRAIN, ou trem de força, ou seja, toda falha relacionada ao sistema trem de força receberá código com letra P;
- o 030 indica falha de ignição e,
- o número no lugar de “X” indica qual o cilindro apresenta ou apresentou a falha.
Por exemplo, se o cilindro 1 apresentar a falha de ignição, o código será P0301, mas se vários cilindros apresentarem falhas, então indicará o código P0300.
Causas de um motor sem potência
O que causa MISFIRE?
Iremos apontar alguns itens que podem causar o MISFIRE e alguns procedimentos para evitar ou corrigir esta falha.
Sistema de ignição
Velas de ignição
Em primeiro lugar, sabemos que a vela de ignição tem tempo limite de vida útil estabelecido pelo fabricante ou montadora. Portanto, ultrapassar este limite pode ser o causador de falha de combustão e, consequentemente, motor sem potência.
Isso porque o desgaste dos eletrodos causa a ineficiência da centelha, além de sobrecarregar os cabos de velas e bobina de ignição e danificar o catalisador. Para solucionar este tema sempre tenha em mãos o manual do veículo ou do fabricante da peça e respeite o tempo de troca estabelecido.
Inspecionar a folga dos eletrodos conforme especificação do fabricante. Uma folga maior que o especificado pode trazer dificuldade no salto da centelha e sobrecarga em outros componentes. Por exemplo, a bobina de ignição. Os eletrodos encostados podem provocar curto-circuito e danos em outros componentes.
Inspecionar se a velas de ignição apresentam “rabiscos” no isolador dela, significa que há sinais de flash over. Este fenômeno ocorre em dias de chuva ou quando o isolador está sujo.
Se a vela de ignição apresentar este rabisco, sugerimos a sua troca e dos cabos.
Cabos de velas
Inspecione o valor de resistência dos cabos de velas periodicamente. Um valor de resistência acima ou abaixo dos limites estabelecidos pelo fabricante, pode comprometer o funcionamento do motor e reduzir a vida útil do catalisador. Verifique no manual de serviço JINBEI, CHERY, JAC MOTORS, LIFAN e GEELY. o valor de resistência e compare com multímetro.
Inspecione a vedação de alta tensão dos cabos de velas, com o motor funcionando ao ouvir “estalos” e ao mesmo tempo o motor falhar, significa que a vedação do cabo está danificada e a centelha não chega corretamente nas velas. Outro modo de verificar se há vazamento de alta tensão, deixe o motor funcionando num local escuro e verifique se há sinais de faíscas ou raios pelos cabos.
Verifique o correto encaixe dos cabos nas velas e bobina, defeitos simples como este podem trazer transtornos ao sistema de injeção eletrônica e redução da vida útil do catalisador, o encaixe mal realizado pode fazer com que a centelha chegue com dificuldade nas velas de ignição.
Bobina de ignição
Inspecionar valores resistivos:
Primário: Com auxílio de multímetro e manual de reparação do fabricante CHERY, LIFAN, JAC, JINBEI e GEELY, verifique os valores resistivos.
Secundário: Com auxílio de multímetro e manual de reparação do fabricante CHERY, LIFAN, JAC, JINBEI e GEELY, verifique os valores resistivos.
Inspecione quanto a presença de trincas ou rachaduras no corpo da bobina de ignição, caso encontre, substitua também os cabos e velas, pois normalmente desgaste nestes componentes sobrecarregam a bobina de ignição.
Evite lavar motor e de preferência com ele quente, pois água é inimiga de componentes eletrônicos.
Motor
Válvulas e sedes
Inspecione periodicamente a folga de válvulas conforme estabelecido pelo fabricante CHERY, LIFAN, JAC, JINBEI ou GEELY.
Verifique quanto à presença de carbonização na câmara, pois o mesmo presente na sede de válvula impede a correta vedação.
Utilize o teste de vazamento de cilindros para aferir as condições do motor.
Pistões, anéis e camisas de cilindros
Desgastes do motor, principalmente folga excessiva entre anéis, pistões e camisas, ou até mesmo anel ou canaleta do pistão quebrado, pode ocasionar queima de óleo, sujar a vela de ignição impedindo uma queima perfeita.
Combustível
Atualmente muitos postos comercializam combustíveis adulterados, misturando gasolina ou etanol com solventes com a intenção de lucrar. Se o condutor suspeitar da qualidade do combustível, solicite o teste da proveta.
Utilizar combustível adulterado, além de danificar o motor e seus componentes, produz maior índice de gases poluentes.
Veja 5 dicas importantes para você não sofrer com Sistema de injeção eletrônica em carros chineses flex por causa do combustível. Dessa forma você não corre o risco do seu carro ficar com o motor sem potência.
Resumindo
Se o seu veículo apresenta sintomas de motor sem potência, é possível que o ele tenha “MISFIRE”, ou falha de combustão.
Seguindo os diagnósticos apresentados nesse artigo você será capaz de detectar e prevenir esta anomalia.
Além disso, é importante utilizar peças de qualidade e compatíveis com o modelo do motor. Por isso, não deixe de visitar a nossa loja de peças para carros chineses.
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