Motor JINBEI: passo a passo para regulagem de válvulas

A regulagem de válvulas é necessária em uma correta manutenção no motor JINBEI . Para motores com sistema de tucho mecânico a inspeção e ajuste da folga de válvulas é indispensável.
Motor JINBEI passo a passo para regulagem de válvulas

A regulagem de válvulas é necessária em uma correta manutenção no motor JINBEI . Para motores com sistema de tucho mecânico a inspeção e ajuste da folga de válvulas é indispensável. Assim, no caso do motor 4G20D4 esta regra não muda.

Se o devido ajuste não for realizado dentro do prazo estabelecido no manual de serviço, o funcionamento do motor Jinbei pode ficar comprometido. Causando assim, um alto consumo de combustível, altos índices de poluentes, perda de potência, marcha lenta irregular e ruído irregular do motor.

Este tipo de serviço quando ignorado, causa altos custos com manutenção, pois uma vez que não houver regulagem da folga no tempo estabelecido, a folga incorreta resultará no desgaste de balancins, árvore de comando e principalmente danos nas válvulas.

Dessa forma, para solucionar este problema, mantenha sempre o cliente informado sobre a periodicidade deste serviço respeitando os procedimentos de manutenção indicados no manual.

A correta regulagem de folga de válvulas é extremamente importante, pois ela atua diretamente sobre o fechamento e abertura das válvulas, este serviço garante potência, consumo e emissões dentro dos padrões e alta durabilidade do motor.

Dicas importantes para regulagem de válvulas motor JINBEI

#1. Antes de tudo, tenha em mãos as ferramentas necessárias para a correta regulagem do MOTOR JINBEI. Por exemplo, ferramentas básicas e o calibrador de lâminas.

#2. Sempre que houver este tipo de serviço, é necessária a substituição da junta de tampa de válvulas.

#3. Desligue o motor e aguarde algumas horas para o seu resfriamento. Use a ordem de ignição para referência durante regulagem, no caso do motor 4G20D: 1-3-4-2.

Contudo, para uma correta regulagem o motor Jinbei deve estar com o pistão em PMS e as válvulas de admissão e escape totalmente fechadas.

Veja o passo a passo como deve ser o procedimento

1. Antes de tudo, remova os parafusos de fixação da tampa de válvulas.

remocao-dos-parafusos-da-tampa-de-fixacao

1.1 – Para iniciar o processo de regulagem, posicione os êmbolos dos cilindros 1 e 4 em PMS, mas com o 4º cilindro em balanço (válvula de escapamento fechando e admissão abrindo).

Nota: Para referência do PMS do cilindro 1 podemos usar a polia dentada: 20º dente após falha.

posicionamento-embolos-cilindro-regulagem-de-valvulas-motor-jinbei

1.2 – Com o calibrador de lâminas, inspecione as folgas:
Admissão: 0,20mm +/- 0,05mm
Escape: 0,30mm +/- 0,05mm

Importante: Deixe a lâmina deslizar com um pouco de resistência.

calibragem-da-folga-regulagem-de-valvulas-motor-jinbei

2. Na sequência, gire o comando de manivelas deixando os pistões dos cilindros 2 e 3 em PMS, mas seguiremos regulando o cilindro 3, pois o cilindro 2 está em balanço (válvula de escape fechando e admissão abrindo).

calibragem-da-folga-regulagem-do-cilindro-motor-jinbei

3. Em seguida, deixe o motor sincronizado em PMS 1, logo após inicie a remoção do sistema de distribuição como tampas, corrente e coroas.

sincronização-do-motor-jinbei

4. Continuando, remova os parafusos de fixação do conjunto mancal (gaiola).

Atenção: Remova primeiro os parafusos das extremidades.

remocao-dos-parafusos

5. Remova os comandos para facilitar a substituição dos tuchos.

remocao-do-comando

6. Repita este procedimento de inspeção/regulagem até que todos os cilindros estejam regulados. Dessa forma, reinstale o mancal usando (LOCTITE 5900) e proceda com a sequência de aperto indicada na figura ao lado.
Torque de aperto = 5~7Nm.

sequencia-de-aperto

7. Deixe o motor em sincronismo (conforme item 2), então instale a tampa com silicone de alta temperatura (LOCTITE 515).

instalacao-da-tampa

8. Em seguida instale a nova Junta Da Tampa De Válvula e proceda com aperto dos parafusos. Importante, esta deve estar conforme especificação, desse modo evitará vazamento e empeno da tampa.
Torque de aperto = 4~5Nm.

Importante: para apertar inicie pelo meio e finalize pelas extremidades.

junta-do-motor-jinbei

9. Dê partida no motor e aguarde a temperatura chegar em 80°.
Certifique o correto funcionamento do MOTOR JINBEI através do scanner, o valor do MAP deve estar entre 300 a 380 Mbar em marcha lenta.

valor-do-map

Tucho

O MOTOR JINBEI 4G20D é do tipo eixo de comando no cabeçote posicionado em cima do tucho, ou seja, não possui balancim. Portanto, o tucho é do tipo cilindro mecânico, ou seja, requer ajuste de folga periodicamente.
A folga é ajustada através da substituição do tucho com a medida ideal que está gravada na parte interna da própria peça.

Fórmula para identificar a nova espessura para ajuste de folga:
A= b+(c-folga determinada pelo fabricante em mm), onde:
A= Nova espessura do tucho;
B= Espessura do tucho removido;
C= Folga encontrada durante inspeção.

ESPESSURA DO TUCHO (mm) CÓDIGO CN AUTO
3,14 4G22D4-1007070-1
3,18 4G22D4-1007070-2
3,22 4G22D4-1007070-3
3,26 4G22D4-1007070-4
3,30 4G22D4-1007070-5
3,34 4G22D4-1007070-6
3,38 4G22D4-1007070-7
3,42 4G22D4-1007070-8
3,46 4G22D4-1007070-9
tucho

Válvulas do motor JINBEI

Quando a válvula trabalha sem a devida manutenção periódica, compromete a vedação do cilindro. Resultando, dessa forma, em choque térmico causado pelo aquecimento e resfriamento desproporcionado e, também, provocando fadiga térmica.

Portanto, a inspeção periódica das folgas é um item indispensável durante as revisões.

DESCRIÇÃO DA PEÇA CÓDIGO CN AUTO
VÁLVULA ADMISSÃO 4G22D4-1007016
VÁLVULA ESCAPE 4G22D4-1007018
valvula-quebrada

Resumindo

Para uma correta manutenção do MOTOR JINBEI é necessário que a regulagem de válvulas seja realizada por um mecânico experiente nesse tipo de serviço, assim sendo você evitará dores de cabeça.

Além disso, é importante utilizar peças de qualidade e compatíveis com o modelo do motor. Por isso, não deixe de visitar a nossa loja de peças para carros chineses.

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2 comentários em “Motor JINBEI: passo a passo para regulagem de válvulas”

  1. Bom dia meu amigo sou de Bragança Paulista peguei um motor desse pra fazer já voltou tudo da retifica mas estou em dúvida o lado da seta do pistão e da biela se pode me dá uma dicas muito grato

    1. Carlos Junior

      Olá Wesley, obrigado pelo contato, preciso de mais informações desse motor, pode nos chamar pelo whatsapp através do número 11 4179-8592?

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