Atualmente há um número bastante elevado de compra de correias de acessórios para os modelos CHERY QQ, FACE e S18, mas não somente pela quantidade de veículos rodando ou por atingir o tempo de substituição na manutenção preventiva.
Você encontra neste artigo:
1# Desgaste precoce das correias de acessórios
2# Procurando o causador do problema
3# A inspeção
4# Qual a função do interruptor de pressão da direção?
5# Diferentes modelos de interruptores
1# Desgaste precoce das correias de acessórios
A CJrAuto percebeu que existem recorrência na substituição destes itens mesmo utilizando correias de primeira linha, onde promete um tempo alto de durabilidade.
Recentemente um cliente retornou em menos de 30 dias para comprar novamente as correias de acessórios, ao perceber essa troca precoce o cliente foi abordado sobre o motivo da troca e o mesmo informou que era pedido do seu mecânico, pois estava com desgaste precoce das correias de acessórios.
O consultor estranhou o fato e solicitou a amostra da peça danificada e lá estava o motivo, a correia estava contaminada de óleo.
2# Procurando o causador do problema
Mas qual óleo? Qual motivo? De onde surgiu este óleo? Essas respostas apareceram em menos de 1 minuto após inspeção do veículo.
3# A inspeção
Assim que abriu o capô, percebeu que na região das correias de acessórios estava bastante sujo de óleo, o cheiro e a cor do óleo da direção são bastante característicos, e pra finalizar o nível de óleo estava abaixo do limite mínimo indicado no reservatório.
Teste, teste e teste
Mas neste momento ainda não sabia o local exato do vazamento, então o reservatório foi abastecido, o motor foi colocado em funcionamento e a direção foi acionada por várias vezes de um lado para outro para aumentar a pressão do fluido, após alguns instantes foi percebido que o vazamento estava no interruptor instalado na bomba da direção.
4# Qual a função do interruptor de pressão da direção?
O PSPS (Pressure Switch Power Steering – interruptor de pressão da direção hidráulica) tem o funcionamento similar ao da pressão de óleo do motor, porém o PSPS informa para módulo de controle do motor quando há aumento de pressão do óleo da direção principalmente quando o veículo for submetido a manobra de estacionamento e com a rotação do motor baixa.
Como funciona
Quando vira totalmente a direção, a bomba da direção exige mais esforço do motor causando uma queda de rotação, portanto em marcha lenta é possível causar a parada instantânea do motor.
Para que isto não ocorra, o interruptor informa ao módulo de controle do motor este aumento de esforço através do aumento de pressão do óleo e imediatamente o módulo de controle aumenta a rotação do motor para compensar este esforço.
A vida útil deste componente vai depender do tempo do esforço do sistema (aumento de pressão durante a direção totalmente virada).
5# Diferentes modelos de interruptores
O problema ainda não foi resolvido, é preciso saber qual modelo correto de interruptor a ser instalado, pois nos modelos CHERY QQ, FACE e S18, apresentam modelos diferentes de interruptores, essa diferença é devido ao fabricante destes sistemas.
Medida Rosca – 10mm
Medida Rosca – 16mm
Hoje o profissional ou proprietário pode contar com a consultoria da CJrAuto através do nosso site, blog, manuais, procedimentos e nossos vídeos no Youtube ou através de nosso SAC.
Veja também:
CHERY CELER motor não funciona e falhas P0122, P0223, P2101, P2106 e P2110
2 comentários em “CHERY QQ FACE e S18 – Desgaste precoce das correias de acessórios”
eXCELENTE REPORTAGEM…..
Olá Ivo, agradecemos seu feedback, é muito importante para continuarmos com este trabalho, em breve teremos mais.