Membro do grupo CHERY CELER no Facebook, procurou a Cjr Auto em agosto de 2021 para ajudar a resolver o problema de seu CHERY CELER motor não funciona, após passar em duas oficinas, mas sem solução.
Você encontra neste artigo:
1# Início do problema
2# Procurando ajuda
3# Chery Celer motor não funciona, problema atrás de problema
4# Contato com Cjr Auto
5# Diagnóstico
6# Descartando hipóteses
7# Voltando ao problema inicial
8# Resumo
1# Início do problema
Wellington, utilizava seu CHERY CELER ano 2013 como UBER, e num dia comum de trabalho, e segundo seu relato, seu veículo começou a apresentar perda de potência.
Dias depois de apresentar este defeito, numa certa manhã fria, o motor apresentou funcionamento irregular, com a partida demorada e sem marcha lenta.
2 # Procurando ajuda
Wellington então pediu ajuda no grupo do Facebook, onde diversos proprietários de CHERY CELER compartilharam suas experiências.
Um dos membros do grupo indicou a CJrAuto e o cliente entrou em contato com o consultor.
O consultor orientou Wellington por telefone para forçar o aprendizado de combustível desligando o sensor MAP, mas a tentativa não deu certo.
Wellington foi orientado a levar seu veículo para um profissional. O veículo foi conduzido para oficina onde foi diagnósticado falha no sistema de ignição, as velas, cabos e bobina foram substituídos, mas o problema persistia.
3# CHERY CELER motor não funciona, problema atrás de problema
Decepcionado com o gasto desnecessário, Wellington levou o veículo em outro profissional, então lá recebeu o diagnóstico de falha na bomba de combustível.
Durante esta manutenção, o veículo que só tinha problema na marcha lenta, agora não funciona em hipótese alguma.
O profissional agora informa outro diagnóstico, problema no sistema do imobilizador e um orçamento de R$5.000,00 para reparo.
Wellington, que dependia do veículo para sobreviver, mas agora sem veículo e sem dinheiro, levou seu carro de volta para casa através de guincho.
4# Contato com Cjr Auto
Retornou contato com consultor da CJrAuto comentando sua frustração e o sério problema que ficou.
O consultor não enxergando outra possibilidade combinou data para verificar seu CHERY CELER.
Durante inspeção detectou que a bomba de combustível não funcionava e a luz indicadora de anomalias da injeção permanecia acesa no painel.
Ao conectar o scanner foram encontrados os códigos de falhas:
P0122 – Pedal/acelerador – circuito do sensor A de entrada baixo.
P0223 – Acelerador/pedal – circuito do sensor B de saída alta.
P2101 – Falha no sistema de controle do acelerador.
P2106 – Sistema de controle do acelerador – potência limitada.
P2110 – Sistema de controle do acelerador – RPM limitada.
5# Diagnósticos
Após visualização dos códigos, o consultor percebeu também que o acelerador não funcionava durante a partida (ruído comum do motor e engrenagem após ignição ligada).
Após teste de tensão constatou que o módulo de controle do motor não fornecia alimentação para o acelerador, então sabemos agora que a UCE não estava acionando o rele da bomba de combustível e o acelerador.
O próximo passo é verificar esta falha com auxílio de outra ferramenta importante, o diagrama elétrico.
A imagem ao lado ilustra principalmente o circuito elétrico da bomba de combustível, o terminal C71 do módulo de controle envia 12 volts para a bobina do rele da bomba de combustível,
Ao ligar a ignição, percebeu através do multímetro que não há 12 volts, já o negativo que aciona a bobina do rele estava normal.
A bobina do rele não apresentou falha na resistência, e em teste de bancada a mesma funcionou.
6# Descartando hipóteses
Com o fim deste teste sobraram três hipóteses: O sistema do imobilizador bloqueou o módulo, ou existe falta de energia no módul, ou o módulo está defeituoso.
Já foi descartado problema no imobilizador, pois não há falhas relacionadas para este sistema no scanner e os injetores estavam funcionando corretamente (imobilizador acionado elimina o funcionamento do injetores).
Descartando problemas no sistema do imobilizador, partiu para verificação da alimentação do módulo de controle do motor utilizando o diagrama elétrico.
Com auxílio do diagrama já verificou que há negativo no terminal G73 do módulo de controle.
Os terminais C01 e C03 também eram energizados com 12 volts, o terminal C82 do módulo energizava o terminal 85 do rele principal, restando testar os terminais C06 e C22 do módulo, pois estes eram alimentados pelo rele principal.
Para não haver erros de diagnóstico foi retirado o rele principal e instalado um “jumper” entre os terminais 30 e 87 na caixa de fusível. Além disso, no terminal C06 e C22 foi instalado um multímetro para verificar se haveria os 12 volts, então foi confirmado a ausência de 12 volts.
Constatada esta ausência, não existia dúvidas, o fusível FB19 estava rompido, então o que nos leva a crer que foi causado durante a manutenção da bomba de combustível.
Após substituição do fusível FB19 o motor funcionou, mas com perda de potência o que levou o consultor constatar que o cabo de vela novo já estava danificado (provavelmente por ser removido diversas vezes para testes).
Os cabos foram substituídos por novos e o motor melhorou o funcionamento.
7# Voltando ao problema inicial
Durante o teste de rodagem, CHERY CELER motor não funciona, apresentou falhas semelhante de pane seca, aliviando o acelerador o motor recuperava resposta.
No scanner não havia mais código de falhas, mas analisando os dados dos sensores era claro a incoerência, referente a sonda lambda antes do catalisador que indicava um valor fixo de 950 milivolts provocando pane seca.
Após a substituição da sonda lambda o motor não apresentou mais o problema reclamado.
Outro problema é a falsa informação de nível de combustível no tanque, esta informação além de enganar o condutor também influencia o ajuste de combustível no módulo. Que pode causar partida frio demorada e consumo excessivo de combustível.
O defeito estava na boia, a peça não flutuava no combustível, pois estava pesada.
Então com a sonda lambda e o sensor de nível de combustível trabalhando incorretamente, o sistema flex não funcionava perfeitamente, pois o módulo perde a referência sobre o combustível.
8# Resumo
O problema principal, que era a reclamação inicial do Wellington sempre foi a sonda lambda.
A boia de combustível defeituosa foi ignorada pelo profissional que substituiu a bomba de combustível.
Isso nos leva a crer que houve descuido e falta de processo de diagnóstico dos profissionais que acabaram gerando custos desnecessários para o cliente e outros defeitos no veículo.
Além de gerar prejuízos para o cliente, geraram prejuízos para própria oficina, com perda de tempo e agregando propaganda negativa para empresa.
Hoje o profissional ou proprietário pode contar com a consultoria da CJrAuto através do nosso site, blog, manuais, procedimentos e nossos vídeos no Youtube ou através de nosso SAC.
2 comentários em “CHERY CELER motor não funciona e falhas P0122, P0223, P2101, P2106 e P2110”
Bom dia. Tenho um Chery Celer 2017 e até hoje não encontrei problemas no veículo. Sobre o caso relatado, infelizmente aqui no RJ também existem muitos curiosos que se dizem profissionais e que tendo ferramentas não saberão utiliza-las.
Não sei dizer se nas outras capitais isso ocorre com frequência, mas aqui no RJ é normal esse história ocorrer com quem procure assistência técnica especializada.
Obrigado pelo comentário Júlio, percebemos que independente de ser especializado ou não, é evidente a falta de interesse de alguns profissionais em resolver o problema.
Conte conosco caso necessite de alguma informação.