A regulagem de válvulas é necessária em uma correta manutenção no motor JINBEI . Para motores com sistema de tucho mecânico a inspeção e ajuste da folga de válvulas é indispensável. Assim, no caso do motor 4G20D4 esta regra não muda.
Se o devido ajuste não for realizado dentro do prazo estabelecido no manual de serviço, o funcionamento do motor Jinbei pode ficar comprometido. Causando assim, um alto consumo de combustível, altos índices de poluentes, perda de potência, marcha lenta irregular e ruído irregular do motor.
Este tipo de serviço quando ignorado, causa altos custos com manutenção, pois uma vez que não houver regulagem da folga no tempo estabelecido, a folga incorreta resultará no desgaste de balancins, árvore de comando e principalmente danos nas válvulas.
Dessa forma, para solucionar este problema, mantenha sempre o cliente informado sobre a periodicidade deste serviço respeitando os procedimentos de manutenção indicados no manual.
A correta regulagem de folga de válvulas é extremamente importante, pois ela atua diretamente sobre o fechamento e abertura das válvulas, este serviço garante potência, consumo e emissões dentro dos padrões e alta durabilidade do motor.
Dicas importantes para regulagem de válvulas motor JINBEI
#1. Antes de tudo, tenha em mãos as ferramentas necessárias para a correta regulagem do MOTOR JINBEI. Por exemplo, ferramentas básicas e o calibrador de lâminas.
#2. Sempre que houver este tipo de serviço, é necessária a substituição da junta de tampa de válvulas.
#3. Desligue o motor e aguarde algumas horas para o seu resfriamento. Use a ordem de ignição para referência durante regulagem, no caso do motor 4G20D: 1-3-4-2.
Contudo, para uma correta regulagem o motor Jinbei deve estar com o pistão em PMS e as válvulas de admissão e escape totalmente fechadas.
Veja o passo a passo como deve ser o procedimento
1. Antes de tudo, remova os parafusos de fixação da tampa de válvulas.
1.1 – Para iniciar o processo de regulagem, posicione os êmbolos dos cilindros 1 e 4 em PMS, mas com o 4º cilindro em balanço (válvula de escapamento fechando e admissão abrindo).
Nota: Para referência do PMS do cilindro 1 podemos usar a polia dentada: 20º dente após falha.
1.2 – Com o calibrador de lâminas, inspecione as folgas:
Admissão: 0,20mm +/- 0,05mm
Escape: 0,30mm +/- 0,05mm
Importante: Deixe a lâmina deslizar com um pouco de resistência.
2. Na sequência, gire o comando de manivelas deixando os pistões dos cilindros 2 e 3 em PMS, mas seguiremos regulando o cilindro 3, pois o cilindro 2 está em balanço (válvula de escape fechando e admissão abrindo).
3. Em seguida, deixe o motor sincronizado em PMS 1, logo após inicie a remoção do sistema de distribuição como tampas, corrente e coroas.
4. Continuando, remova os parafusos de fixação do conjunto mancal (gaiola).
Atenção: Remova primeiro os parafusos das extremidades.
5. Remova os comandos para facilitar a substituição dos tuchos.
6. Repita este procedimento de inspeção/regulagem até que todos os cilindros estejam regulados. Dessa forma, reinstale o mancal usando (LOCTITE 5900) e proceda com a sequência de aperto indicada na figura ao lado.
Torque de aperto = 5~7Nm.
7. Deixe o motor em sincronismo (conforme item 2), então instale a tampa com silicone de alta temperatura (LOCTITE 515).
8. Em seguida instale a nova Junta Da Tampa De Válvula e proceda com aperto dos parafusos. Importante, esta deve estar conforme especificação, desse modo evitará vazamento e empeno da tampa.
Torque de aperto = 4~5Nm.
Importante: para apertar inicie pelo meio e finalize pelas extremidades.
9. Dê partida no motor e aguarde a temperatura chegar em 80°.
Certifique o correto funcionamento do MOTOR JINBEI através do scanner, o valor do MAP deve estar entre 300 a 380 Mbar em marcha lenta.
Tucho
O MOTOR JINBEI 4G20D é do tipo eixo de comando no cabeçote posicionado em cima do tucho, ou seja, não possui balancim. Portanto, o tucho é do tipo cilindro mecânico, ou seja, requer ajuste de folga periodicamente.
A folga é ajustada através da substituição do tucho com a medida ideal que está gravada na parte interna da própria peça.
Fórmula para identificar a nova espessura para ajuste de folga:
A= b+(c-folga determinada pelo fabricante em mm), onde:
A= Nova espessura do tucho;
B= Espessura do tucho removido;
C= Folga encontrada durante inspeção.
ESPESSURA DO TUCHO (mm) | CÓDIGO CN AUTO |
3,14 | 4G22D4-1007070-1 |
3,18 | 4G22D4-1007070-2 |
3,22 | 4G22D4-1007070-3 |
3,26 | 4G22D4-1007070-4 |
3,30 | 4G22D4-1007070-5 |
3,34 | 4G22D4-1007070-6 |
3,38 | 4G22D4-1007070-7 |
3,42 | 4G22D4-1007070-8 |
3,46 | 4G22D4-1007070-9 |
Válvulas do motor JINBEI
Quando a válvula trabalha sem a devida manutenção periódica, compromete a vedação do cilindro. Resultando, dessa forma, em choque térmico causado pelo aquecimento e resfriamento desproporcionado e, também, provocando fadiga térmica.
Portanto, a inspeção periódica das folgas é um item indispensável durante as revisões.
DESCRIÇÃO DA PEÇA | CÓDIGO CN AUTO |
VÁLVULA ADMISSÃO | 4G22D4-1007016 |
VÁLVULA ESCAPE | 4G22D4-1007018 |
Resumindo
Para uma correta manutenção do MOTOR JINBEI é necessário que a regulagem de válvulas seja realizada por um mecânico experiente nesse tipo de serviço, assim sendo você evitará dores de cabeça.
Além disso, é importante utilizar peças de qualidade e compatíveis com o modelo do motor. Por isso, não deixe de visitar a nossa loja de peças para carros chineses.
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2 comentários em “Motor JINBEI: passo a passo para regulagem de válvulas”
Bom dia meu amigo sou de Bragança Paulista peguei um motor desse pra fazer já voltou tudo da retifica mas estou em dúvida o lado da seta do pistão e da biela se pode me dá uma dicas muito grato
Olá Wesley, obrigado pelo contato, preciso de mais informações desse motor, pode nos chamar pelo whatsapp através do número 11 4179-8592?