Discos e pastilhas de freio para carros chineses

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Dicas para manutenção e compra correta

Proprietários sofrem com a manutenção de seus carros chineses, dentre os temas mais abordados está o sistema de freios, mais especificamente o disco e pastilha de freio.

Alguns mecânicos se limitam a atender os proprietários de carros chineses temendo a falta de peças. Outros sofrem ao adquirir a peça correta para substituição, pois alguns modelos de veículos possuem mais de um modelo de item de reposição.

Dessa forma, por falta de peças, acabam fazendo adaptações, o que é perigoso, pois sistema de freio é um item que não se brinca.

Pensando nisso, nosso especialista em manutenção automotiva Carlos Junior e proprietário da CJrAuto alerta para que o proprietário de um carro chinês leve o veículo em oficinas especializadas e evite adaptações neste sistema.

O que você vai ver nesse artigo sobre discos e pastilhas de freio para carros chineses?

 

Como saber a hora de substituir pastilhas de freio?

A pastilha de freio é um dos itens mais importantes do sistema de freio, pois ela entrará em contato diretamente com o disco de freio quando o condutor acionar o pedal de freio. Desse modo a fricção fará com que a roda desacelere.

Com esta fricção, sabemos que os itens envolvidos sofrerão com altas temperaturas, ocasionando desgaste.

Como saber a hora de trocar a pastilha de freio?

Bom, na verdade o tempo de vida útil da pastilha de freio vai depender da forma que o condutor dirige, o peso que o veículo transporta ou o percurso onde o veículo trafega.

Por exemplo, num trânsito caótico de uma cidade como São Paulo, principalmente num engarrafamento, fará com que o condutor exija mais do sistema de freios.

Isso aumenta o desgaste quando comparamos com um percurso de estrada e sem engarrafamento, m que o desgaste é menor. Contudo, independente do uso, os itens sofrerão desgaste e precisarão ser substituídos.

Para isso, o veículo deve passar por uma revisão preventiva periodicamente. Em veículos de passeio o indicado é uma inspeção a cada 10.000 km. Já para veículos de carga ou de transporte de passageiros, como a JINBEI TOPIC, por exemplo, sugerimos uma inspeção a cada 5.000 km.

A troca das pastilhas de freio deve ocorrer quando o material de atrito apresentar espessura menor que 3 mm ou apresentarem trincas ou rachaduras.

Avisos auxiliares para desgaste no sistema de freios

Para que o condutor saiba quando é hora de trocar as pastilhas de freio, alguns veículos possuem sistema de aviso de desgaste das pastilhas.

 

Por exemplo:

pastilha de freio com sensor de desgaste visualAviso visual
Este sistema conta com sensor de desgaste em uma pastilha de freio para cada lado, temos o exemplo um modelo do CHERY TIGGO. Quando a espessura chegar no limite uma luz de advertência acenderá no painel de instrumento. Sendo assim, a troca deve ser realizada imediatamente.

 

pastilha de freio com sensor de desgaste sonoroAviso sonoro
Já este sistema conta com uma chapa metálica paralelo ao material de atrito e em uma pastilha de cada lado. Como exemplo temos o CHERY TIGGO, CIELO, CELER, ARRIZO 5, TIGGO 2, TIGGO 5x, LIFAN X60, JAC J5, JAC T40, entre outros.

 

pastilha de freio gastaDessa forma, quando a pastilha estiver em seu fim de vida, a chapa entrará em contato com o disco provocando um chiado. Dessa forma o condutor saberá que deve levar o veículo o mais rápido possível para uma oficina.

Pastilha de freio sem indicador de desgaste

medidor de espessura de pastilhas de freioNeste caso somente uma inspeção periódica e visual pode atestar o final de vida útil. Como exemplo temos a pastilha de Freio do CHERY QQ e NEW QQ.

Independente de as pastilhas possuírem sensor ou não, é aconselhável a inspeção periódica. Principalmente antes de uma longa viagem. Ninguém quer ficar no meio da estrada por conta de um desgaste nas pastilhas.

Para uma rápida checagem da espessura das pastilhas podemos contar com uma ferramenta bastante simples.
Basta colocá-la ao lado da pastilha que a ferramenta indica em escala de mm e cores o estado da espessura das pastilhas.

Qual a hora de substituir discos de freio?

Assim como as pastilhas de freio, os discos também são itens essenciais em um sistema de freios e requerem uma manutenção preventiva. Ele é um item que tem o maior período de utilização. Entretanto, não pode ficar de fora durante as inspeções do sistema de freios.

Como sabemos, ao acionar o freio, a pastilha entra em atrito com o disco com a função de reduzir a velocidade do veículo. Portanto esta ação causa desgaste tanto na pastilha quanto no disco.

vida útil do disco de freio de carros chinesPara saber se o disco de freio chegou no fim de sua vida útil, é necessário verificar sua espessura com um micrômetro e comparar com a medida limite informada no próprio disco. Se a medida encontrada estiver menor que o informado, então o disco de freio deve ser substituído.

Outros pontos a se verificar nos discos são sinais de trincas ou empeno. No caso de trinca, a inspeção é visual. Já para o empeno, requer que seja utilizado um relógio comparador.

 

Como comprar a pastilha de freio correta?

como comprar pastilhas de freio para carros chinesesEm alguns modelos da marca CHERY, é importante manter atenção para adquirir a pastilha correta. Principalmente os modelos FACE, S18 e TIGGO fabricado até 2015.

Os modelos FACE e S18 possuem dois sistemas de pastilhas, o modelo com travas e o modelo sem travas. Por isso, antes de realizar a compra certifique-se qual o modelo é o do seu veículo. Não é preciso remover a peça, basta uma verificação visual conforme imagem ao lado.

Já para os modelos TIGGO até 2015 é necessário verificar tantos as pastilhas dianteiras como as traseiras. Neste caso também dispensa a remoção ou desmontagem da peça.

No caso do modelo TIGGO, temos 3 modelos diferentes de pastilhas dianteiras e 2 modelos para traseiras.

 

Como comprar o disco de freio correto?

Em alguns modelos não há mistério, por outro lado, há outros que devem ser avaliados antes da compra:

CHERY TIGGO 2009 a 2015 – para os discos dianteiros temos dois modelos diferentes. A diferença está no diâmetro externo, temos com 303mm e 265mm.
Como saber comprar o disco de freio corretoPara os discos traseiros a diferença está na profundidade do tambor onde é instalada a sapata do freio de estacionamento.

LIFAN X60 – para os discos dianteiros temos a mesma situação da TIGGO, o diâmetro externo de 303mm e 265mm.

JINBEI TOPIC – para os discos dianteiros a diferença é na furação. Cinco furos para o modelo TOPIC e seis furos para o modelo Gran TOPIC.

Atenção! Os modelos TOPIC 2015 estão equipados com sistema ABS e possui cinco furos, mas com diâmetro e espessura diferente.
Antes de comprar certifique-se do modelo correto, procure o profissional qualificado ou leve a amostra até a auto peças.

 

Cuidado com sistema de freios

Muito cuidado ao lavar o veículo depois de trafegar um longo percurso, pois choque térmico no disco de freio pode causar trincas.
Substitua o freio convencional pelo freio motor quando estiver num declive. Usar o freio por muito tempo causará altas temperaturas aumentando o desgaste nas pastilhas.

Não abuse da capacidade de carga de seu veículo, isto também comprometerá a vida útil do sistema de freio.

 

 

Veja também:
Tambor e sapata de freio: dicas para manutenção e compra correta para carros chineses

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