CHERY ARRIZO 5: Pedal de freio duro durante frenagens.

Pedal de freio duro

Pedal de freio duro, cliente comenta que sente o pedal de freio endurecer durante a realização de frenagem.

 

1# Percebendo um problema
2# O Causador do problema
3# O Que é bomba de vácuo e para que serve?

4# Realize um correto diagnóstico

5# Usando Vacuômetro:
6# Teste de Entrada de Ar Falso

7# Verificação de Tensão na Bomba de Vácuo

 

 

1# Percebendo um problema

 

Fabio possui um CHERY ARRIZO 5, ano 2019 e comentou que o pedal de freio não tem mais a “maciez” que tinha quando tirou seu veículo da concessionária e que percebe que fica mais duro quando realiza uma frenagem.

 

2# O causador do problema

 

Fabio comentou que levou em uma oficina para diagnóstico e o técnico diagnosticou falha no servofreio (Hidrovácuo) do seu CHERY ARRIZO 5.

Sabendo que o sistema de frenagem aplicados em veículos turboalimentados e que possui a bomba de vácuo, questionamos se foi realizado algum teste de entrada de ar falso ou certificado que há vácuo na entrada do servofreio, mas Fabio comentou que não viu algum tipo de teste realizado na oficina e solicitou orçamento do servofreio, então orientamos realizar os dois procedimentos antes de comprar o servofreio.

Fabio levou em outra oficina e através dos dois testes realizados o técnico teve certeza de que o problema era na bomba de vácuo, ou seja, não havia entrada de ar falso e no teste de vácuo descobriu que não tinha vácuo no servofreio.

 

3# O Que é bomba de vácuo e para que serve?

 

Se você já teve a emoção de dirigir um veículo turbo, você sabe como é empolgante sentir o impulso adicional de potência quando pisa fundo no acelerador. No entanto, por trás dessa emoção está uma engenharia complexa que torna tudo possível. Um componente-chave nesse processo é a bomba de vácuo, um elemento muitas vezes negligenciado, mas crucial, especialmente em veículos com sistemas turbo.

Para entender a importância da bomba de vácuo, primeiro precisamos revisar como um sistema turbo funciona. Em um motor turboalimentado, o ar é comprimido e forçado para dentro do motor para aumentar a potência. Isso é realizado por meio de um compressor que é acionado pelo fluxo dos gases de escape.

A bomba de vácuo, embora pequena em tamanho, desempenha um papel fundamental nesse processo. Sendo assim, sua principal função é garantir que haja vácuo suficiente para operar certos sistemas importantes no veículo, como o sistema de freio assistido.

Dada a sua importância, é crucial garantir que a bomba de vácuo esteja funcionando corretamente.

Verificar seu funcionamento e substituí-la conforme necessário durante os intervalos de manutenção recomendados pelo fabricante do veículo pode ajudar a evitar problemas e garantir um desempenho consistente do motor.

 

4# Realize um correto diagnóstico

 

E lembrem-se! Solicite sempre um diagnóstico conclusivo antes de comprar peças, pois adquirir peças para diagnóstico além de ser um transtorno, trará alto custo desnecessário na manutenção.

 

5# Usando Vacuômetro:

 

É uma ferramenta utilizada para medir pressão, seja positiva ou negativa, deve conectar a mangueira em um ponto no coletor de admissão, no caso do teste da bomba de vácuo e importante esta ferramenta estar conectada na tubulação de vácuo do freio entre o servofreio e bomba de vácuo.

 

6# Teste de entrada de ar falso

 

Ferramenta utilizada para diagnóstico de entrada de ar falso, você deve instalar a mangueira na entrada de ar do motor, a ferramenta vai produzir fumaça que encherá toda a tubulação de ar, o ponto de vazamento é detectado por onde escapar a fumaça

 

7# Verificação de tensão na bomba de vácuo

 

Caso não haja geração de vácuo pela bomba, certifique-se que a mesma possui tensão de alimentação, ou seja, não substitua sem ter certeza que a mesma tem problemas.

 

Hoje o profissional ou proprietário pode contar com a consultoria da CJrAuto através do nosso site, blog, manuais, procedimentos e nossos vídeos no Youtube ou através de nosso SAC.

 

Veja também:
Água do motor sumindo? Aqui pode estar a solução!
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *