Água do motor sumindo? Neste conteúdo você encontra dicas para diagnosticar, e como funciona um dos componentes do sistema de arrefecimento mais substituído.
1# Percebendo um problema
2# Qual a função da Tampa do sistema de arrefecimento?
3# Como identificar a válvula da Tampa do sistema de arrefecimento?
4# Como testar a Tampa do sistema de arrefecimento?
5# Inspeção visual do funcionamento da Tampa do sistema de arrefecimento
1# Percebendo um problema
Se durante uma verificação do nível de fluido de arrefecimento, você perceber que está ficando abaixo do limite, ou percebe que fica uma poça de água próximo do motor, então é sinal que deve agir rapidamente antes que o pior ocorra.
Quando há Água do motor sumindo e não conseguimos identificar o vazamento, o diagnóstico fica mais difícil, pois o defeito pode estar oculto: ou por ocorrer em algum momento, ou o fluido evapora quando o local do vazamento está próximo de um ponto muito quente.
Vazamento internos também são mais difíceis de encontrar, por exemplo: uma junta queimada, deformações ou trincas no cabeçote ou até mesmo no bloco do motor.
Independente da situação encontrada, é correto realizar diagnósticos do sistema para encontrar a origem do vazamento, mas também o causador dele.
O sistema de arrefecimento possui bastante componentes, portanto, neste capítulo abordaremos somente sobre um componente bastante substituído nas oficinas e que as vezes nem é o causador do problema: vamos falar da Tampa do sistema de arrefecimento.
2# Qual a função da Tampa do sistema de arrefecimento?
Uma das funções mais importantes da tampa do radiador é manter a pressão do sistema de resfriamento dentro de limites seguros. Quando o motor está em funcionamento, a temperatura da água no sistema de resfriamento aumenta, criando pressão. A tampa do radiador é projetada para liberar esse excesso de pressão, garantindo que o sistema não se sobrecarregue e evitando danos ao motor.
3# Como identificar a válvula da Tampa do sistema de arrefecimento?
Em alguns modelos você perceberá que possuem duas tampas: CHERY FACE, TIGGO, S18, JAC J3, J5, T40, LIFAN X60 etc. Uma tampa no reservatório de expansão e outra no radiador, a tampa que controla a pressão possui uma válvula, já a tampa simples somente protege de impurezas.
4# Como testar a Tampa do sistema de arrefecimento?
Existe uma ferramenta conhecida como teste de arrefecimento, onde possui uma bomba manual e adaptadores para conectar na tampa a ser testada, após conectada na ferramenta o profissional aplica a pressão até chegar no limite informado pelo fabricante e não pode haver perda da pressão, mas quando o profissional ultrapassa a pressão do especificado, então haverá fuga momentânea mantendo a pressão limite, nesse caso a tampa apresenta funcionamento regular. Se a resposta estiver diferente desta, então deve substituir a tampa.
5# Inspeção visual do funcionamento da Tampa do sistema de arrefecimento
Caso o proprietário perceber poça de água próximo ao radiador ou reservatório, ele pode inspecionar ao entorno da tampa se há vestígio de água, caso positivo remova a tampa com o motor frio e verifique se a válvula se desprendeu da tampa, caso positivo, substitua a tampa, porém se ela estiver no lugar então deve levar o veículo imediatamente para oficina para testes mais conclusivos, pois a tampa pode estar boa e o sistema de arrefecimento está trabalhando de forma irregular.
Continuaremos este assunto em outro Blog…
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