Assim como os discos e pastilhas de freio, a manutenção do tambor e sapata de freio exige atenção e cuidados, por isso neste artigo abordaremos sobre a importância da manutenção destes itens.
Você encontra neste artigo:
1# Como saber a hora de substituir sapata de freio
2# Como saber a hora de substituir tambor de freio
3# Como saber comprar a sapata de freio correta
4# Como saber comprar o tambor de freio correto
5# Cuidados com sistema de freio
1# Como saber a hora de substituir sapata de freio
Sabemos que o freio traseiro é tão necessário quanto o dianteiro. Este sistema possui duas funções: auxiliar a frenagem do veículo e o freio de estacionamento.
O sistema de freio traseiro possui 2 tipos de sistemas: por disco de freio e pastilhas de freio e por tambor de freio e sapata de freio, mais barato e convencional.
A durabilidade da sapata de freio vai depender, primordialmente, dos cuidados do condutor na hora da utilização, da manutenção e durante a condução do veículo.
Assim como as pastilhas, a sapata de freio entra em contato diretamente com o tambor de freio quando o condutor aciona o pedal de freio, através da fricção fará com que a roda desacelere.
No caso do acionamento da alavanca do freio de mão a sapata travará o tambor de freio mantendo o veículo parado quando estacionado.
Por isso é muito importante a manutenção do tambor de freio e sapata de freio, pois ninguém quer ver seu veículo andando sozinho por aí.
O primeiro indício de desgaste que o sistema de freio traseiro apresenta é quando o condutor percebe que para manter o veículo parado é necessário deixar a alavanca do freio de mão quase “tocando no teto”.
Para saber se a sapata está com desgaste excessivo ou se precisa apenas de regulagem, é necessária uma inspeção na espessura da lona. Valor menor que 1 mm, significa que a substituição deve ser realizada imediatamente.
2# Como saber a hora de substituir tambor de freio
Assim como a sapata de freio, o tambor de freio também é um item importante, pois ele está ligado diretamente na roda, não adianta ter uma sapata nova se o tambor está com desgaste.
Sendo assim o sistema de freio traseiro não apresentará um correto funcionamento, a sapata nova não vai preencher a folga causada com desgaste do tambor.
Para saber se o tambor de freio precisa ser substituído, é necessário verificar a espessura e comparar com a informação do fabricante. Se estiver abaixo do limite, será necessária a substituição.
Verifique, também, se o tambor apresenta trincas ou rachaduras, neste caso a substituição deve ser imediata.
3# Como saber comprar a sapata de freio correta
Assim como as pastilhas e discos de freio, é preciso ter atenção na hora de comprar a sapata de freio correta em três modelos da montadora CHERY, o modelo TIGGO, FACE e S18.
Para o modelo CHERY TIGGO fabricado de 2009 a 2015, temos 3 modelos diferentes de sapata de freio e só podemos saber o modelo correto após desmontar o sistema para conferir.
Muitos arriscam ou até mesmo compram sem saber deste problema, obtendo prejuízo e perda de tempo durante a manutenção.
Infelizmente a CHERY não tem o controle de modelo destas peças através do chassi do veículo, isso facilitaria a compra da sapata de freio correta.
Já nos modelos FACE e S18, existem dois modelos de sapata de freio: a que possui pino e outro modelo sem pino. Infelizmente temos o mesmo problema da TIGGO, é preciso desmontar para saber qual a sapata de freio correta.
4# Como saber comprar o tambor de freio correto
Este item deve ser observado somente para o modelo CHERY TIGGO de 2009 a 2015, pois possuem modelos diferentes de tambor de freio.
No caso do TIGGO, o tambor está no disco de freio, sim tambor de freio e disco juntos, ou seja este modelo utiliza dois sistemas juntos, o tambor e sapata de freio de mão e disco e pastilha para distribuição de frenagem.
A diferença de um tambor para o outro é a profundidade e podemos diferenciar os modelos através da sigla “6GN” gravada na peça. Esta sigla identifica o fabricante da peça, diferenciando a peça pelo fabricante A ou B.
5# Cuidados com sistema de freios
- Substitua o freio convencional pelo freio motor quando estiver num declive, usar o freio por muito tempo causará altas temperaturas aumentando o desgaste na sapata de freio.
- Certifique-se que a alavanca de freio de mão esteja totalmente abaixada durante a condução, conduzir com a alavanca parcialmente acionada causará desgaste precoce na sapata e tambor de freio.
- Na hora da manutenção na sapata de freio, cuidado com excesso de graxa no mecanismo, pois graxa entre tambor e sapata atrapalha na frenagem.
- Evite trafegar com veículo com peso acima do permitido, desta forma você também poupará o sistema de freios.
2 comentários em “Tambor e sapata de freio: dicas para manutenção e compra correta para carros chineses”
Boa noite,
Eu preciso da sapata do freio traseiro do carro chery S18 1.3 flex 2011/2012.
Mas tem que ser COM PINO.
Por favor vocês tem para vender?
Olá Mônica, obrigado pelo contato. Temos sim, nos contate pelo 11 4179-8592 via fone ou WhatssApp.